terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sou afrodescendente, sou descendente de Zumbi


Temos hoje, dia 20 de Novembro, uma data importante para refletirmos e ainda mais levar essa reflexão para nossas ações cotidianas! Hoje é Dia da Consciência Negra! Mas todos os dias devemos ser conscientes que todos somos seres humanos, independente de cor, raça, religião, opção sexual! Minha palavra é respeito acima de tudo.

O que temos para comemorar? O que temos para refletir sobre essa data?! Qual é o tamanho do nosso preconceito!? Infelizmente ele ainda existe, a juventude negra está morrendo! Nasci branca, mas meu sangue é negro, é índio, e de todas as cores desse país. Sou afrodescendente, dou descendente de Zumbi! 

20 de Novembro
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

LINHAGEM (Carlos Assumpção)

Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Me envia mensagens do orum
Meus dentes brilham na noite escura
Afiados como o agadá de Ogum
Eu sou descendente de Zumbi
Sou bravo valente sou nobre
Os gritos aflitos do negro
Os gritos aflitos do pobre
Os gritos aflitos de todos
Os povos sofridos do mundo
No meu peito desabrocham
Em força em revolta
Me empurram pra luta me comovem
Eu sou descendente de Zumbi
Zumbi é meu pai e meu guia
Eu trago quilombos e vozes bravias dentro de mim
Eu trago os duros punhos cerrados
Cerrados como rochas
Floridos como jardins

Nenhum comentário:

Postar um comentário