sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cine Sem Tela exibe filme “Quilombo” e realiza debate sobre dia da Consciência Negra

Neste domingo, 11, o Cine Clube Cine Sem Tela exibirá o filme brasileiro “Quilombo”, de Cacá Diegues, às 19h30, no Quiosque do Gaúcho, no centro da Praça da Quadra 110 sul.

No final da exibição, será realizado um debate com foco no Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, um dia para lembrar a resistência do negro à escravidão no país e sua inserção na sociedade brasileira. A escolha da data é uma homenagem ao grande líder Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

O debate contará com a presença do angolano e professor do Curso de Economia da UFT, Francisco Esteves e do professor de História da UFT, Paulo Fernando.

O filme de Cacá Diegues conta em seu elenco com atores como Antonio Pompeu, Tony Tornado, Antonio Pitanga, Zezé Motta, Vera Fischer, Maurício do Valle e Daniel Filho. De acordo com o site Cine Click, Quilombo foi filmado em 1984 e retrata como era a vida no Quilombo de Palmares, quando por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares. Seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira. Quilombo foi inspirado nos livros "Ganga Zumba", de João Felício dos Santos, e "Palmares", de Décio de Freitas.

Próximas exibições
Dia 18, o Cine Sem Tela exibirá a animação com "Up Altas Aventuras" e no domingo seguinte, dia 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, será exibido o documentário brasileiro “Anjos do Sol”, em parceria com a Organização Feminista Casa 8 de Março e com a presença de representantes de grupos feminista do Tocantins. 

-- Rose Dayanne Santana
Articuladora do Cine SemTela

Nenhum comentário:

Postar um comentário