segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CDHP promove Semana de Combate à Violência contra a Mulher


Por Rose Dayanne

Fortalecer a formação das (os) defensoras (es) de Direitos Humanos e membros de entidades relacionadas nos municípios do estado, sobre o tema “violência contra a mulher”, principalmente em relação à violência doméstica, sexual e institucional. Este é um dos objetivos da Semana de Combate à Violência Contra a Mulher, organizada pelo Centro de Direitos Humanos de Palmas – CDHP, por meio de seu coletivo de mulheres, o Grupo Feminista Dina Guerrilheira.

O evento acontece de 23 a 25 de novembro (Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher), na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, no setor Aureny III, em Palmas. A expectativa é que aproximadamente 200 mulheres, vindas de várias cidades do Tocantins e também de Palmas, participem das atividades.

A abertura será no dia 23, às 19 horas, com a palestra sobre “Lei Maria da Penha e defesa dos Direitos Humanos", com a presença da doutora Lindinalva Rodrigues Costa, do Ministério Público de Mato Grosso e também de representantes do CDHP e do Fórum de Articulação de Mulheres do Tocantins. Já no dia 24, serão realizadas duas mesas redondas, com os temas: "Enfrentamento à violência: doméstica e familiar, sexual, institucional e aspectos culturais na violência de gênero" e "Violência contra as mulheres tocantinenses", essa última com a presença de grupos específicos de mulheres, como negras, quilombolas, jovens, idosas e camponesas. No dia 25, serão realizadas oficinas e ainda a Elaboração da Carta das Mulheres pelo Fim da Violência, com recomendações ao poder público com providências a ser tomadas no combate da violência contra a mulher.

De acordo com a organização do evento, além de fortalecer a formação, a Semana tem o objetivo também de divulgar os dados mais recentes acerca da violência contra a mulher no Brasil e no estado do Tocantins. “O Tocantins é o 12º no ranking de homicídios contra mulheres, e o 2º da Região Norte, de acordo com o Mapa da Violência 2012. Na cidade de Palmas, por exemplo, o crime que mais ocorre, segundo dados do comando da Polícia Militar, não se trata de furtos, assaltos, etc., e sim de violência doméstica. Não estamos falando denúncias, mas de fatos”, ressaltou Patrícia Barba Malves, integrante do Grupo Feminista.

Segundo Patrícia Barba Malves, a escolha do local para a realização do evento se deve ao fato de que a Região das Aurenys é a região onde o crime de violência doméstica contra a mulher é mais freqüente, segundo dados da Polícia Militar.

A semana foi pensada na última assembléia do Movimento Estadual de Direitos Humanos – MEDH, realizada em março deste ano, tendo em vista os altos índices de violência contra meninas e mulheres no Tocantins. São parceiros da atividade o Ministério Público Estadual e a Casa Oito de Março - Organização Feminista do Tocantins. Serão entregues certificados de participação.

Programação

23/11/2012
19 :00h - Abertura do evento e Palestra inicial: "Lei Maria da Penha e defesa dos Direitos Humanos"
Dra. Lindinalva Rodrigues D. Costa – MPE/MT

24/11/2012
9:00 às 12:00h - Mesa Redonda: "Enfrentamento à violência: doméstica e familiar, sexual, institucional e aspectos culturais na violência de gênero."
Dr. José Kasuo Otsuka – MPE/TO
Profa. Bruna Irineu – UFT
Bernadete Ferreira   - Casa 8 de Março
Juliano Correa – MPE/TO
14:00 às 18:00 -  "Violência contra as mulheres tocantinenses" (mesa com participação de mulheres negras, quilombolas, indígenas, jovens, idosas, prostitutas, camponesa, lésbicas entre outros grupos específicos.)
20:30h - Noite Cultural com Malu Lopes e apresentações diversas

25/11/2012
08:30 às 10:00h - Oficinas (Grupo Feminista Dina Guerrilheira e Casa 8 de Março):
 “Mulheres construindo um canteiro Medicinal"
"Poesia e libertação"
"Medidas Protetivas"
“Mulheres e Autonomia financeira: artesanato com recicláveis”
“Mandala das promotoras legais populares”
10:00h - Elaboração da Carta das Mulheres pelo fim da violência
11:30h -  Consolidação e leitura da carta, e encerramento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário