terça-feira, 20 de novembro de 2012

Casa 8 de Março realiza V monitoramento de violência contra a mulher


Por Flávia Quirino

A Casa 8 de Março – Organização Feminista do Tocantins inicia nesta sexta-feira, 23, suas atividades em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, com a realização do V Monitoramento da Violência Contra a Mulher.
O evento é uma das atividades do Fórum da Articulação de Mulheres do Tocantins e acontece no auditório do Anexo I da Secretaria Estadual de Saúde com o objetivo de fazer um levantamento da situação de violência contra as mulheres e elaborar um documento junto com órgãos, entidades e movimentos sociais.
Uma das tarefas do Monitoramento é diagnosticar os seis anos de implantação da Lei Maria da Penha no Estado. "Vamos elaborar um documento que sirva de instrumento para o advocacy (advocacy é um conjunto de ações, junto ao governo e à sociedade como um todo, que visam influenciar a formulação e execução de políticas públicas) do Fórum nos próximos dois anos", disse a presidenta da Casa 8 de Março, Bernadete Aparecida Ferreira.
De acordo com Bernadete Ferreira, a Lei Maria da Penha, implantada em 2006, permitiu avanços no combate à violência contra a mulher, mas ainda existem muitos desafios, no entanto "esta é uma das coisas que queremos confirmar com o V Monitoramento, queremos saber a real situação da implementação dessa Lei após seis anos que ela foi criada. Queremos saber também as principais dificuldades e ameaças no exercício da Lei e os avanços e retrocessos na implementação de ações e programas nessa área".
O evento finaliza com uma caminhada até o Ministério Público Estadual onde será realizada uma pequena vigília em memória das mulheres assassinadas ou feridas em razão de violência.
O V Monitoramento também contará com a participação da doutora Lindinalva Rodrigues Costa, do Ministério Público de Mato Grosso. Também foram convidados órgãos estaduais, municipais que atuam no combate à violência contra a mulher e demais organizações não-governamentais. O evento é aberto à toda sociedade.
Realizador do Monitoramentos nos anos anteriores, o Fórum AMT foi criado em 1999, compõe a AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, e tem como principal função articular, mobilizar e unificar as principais lutas dos movimentos de mulheres do Estado.
Semana de Combate à Violência
A Casa 8 de Março também participa da programação realizada pelo CDHP – centro de Direitos Humanos de Palmas, por meio do Grupo Feminista Dina Guerrilheira. No sábado, 24, às 9 horas, a presidente da Casa, Bernadete Aparecida, participa de um debate com o tema: "Enfrentamento à violência: doméstica e familiar, sexual, institucional e aspectos culturais na violência de gênero".
No domingo, 25, ministra oficina sobre Promotoras Legais Populares. As atividades serão realizadas na Escola de Tempo Integral Eurídice Vieira de Melo, no Aureny III, em Palmas.

Cinema
Ainda no domingo, 25, às 20 horas, a Casa 8 de Março participa de debate do filme Anjos do Sol, que compõe a programação do Cine Sem Tela, no quiosque da Quadra 106 Sul.

Programação
23/11 – Sexta-feira
9h - Abertura e mística.
9h15min - Apresentação do Fórum AMT e os monitoramentos anteriores
9h45h - I Roda de Monitoramento: O que os Órgãos públicos, Ministério Público estão fazendo no enfrentamento à violência contra as mulheres nos últimos dois anos, o que melhorou, o que piorou, com o que podem contar, o que fazer para melhorar?
10h15min – Intervalo
10h30 - Continuidade do Monitoramento com os Órgãos Públicos
11h30min - Sistematização da manhã.
12h - 13h30min – Almoço
13h30min - Apresentação do DVD da Casa sobre direitos sexuais e reprodutivos
13h45min - Roda livre sobre a opinião e dados empíricos de mulheres da comunidade que sofreram alguma forma de violência contra as mulheres...o que foi feito? Qual foi o resultado? O que pode ser melhorado? Como fazer?
15h - Palestra Dra. Lindinalva Costa – Ministério Público do Mato Grosso
15h30 - Dados e opinião dos movimentos e Entidades presentes: Como tem sido a problemática da violência contras as mulheres na sua região? O que tem sido feito? Como podemos melhorar a nossa atuação nesse enfrentamento como Fórum de Mulheres, como articulações dos nossos próprios movimentos, como Grupo feminista, como Entidade ou movimento individual?
16h30 - Encerramento e caminhada até o MPE com vigília.
25/11 – Domingo
20h - Cineclube sem tela - exibição do filme: Anjos do SOL - Debate.

Foto: arquivo/Monitoramento 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário