quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Facebook e a censura às mulheres da marcha das vadias


"Ah,  você acha falta de vergonha mulheres mostrando os seios na marcha das vadias! Então conte-me o que você acha das mulheres semi-nuas desfilando no carnaval e em programas de auditório?". 

Essa indagação vem depois do episódio do Facebook, quando a empresa bloqueou a conta de manifestantes brasileiras que participaram da Marcha das Vadias, no dia 26, por que elas divulgaram fotos com seios descobertos e pintados em seus perfis.  Os seios delas, nos perfis delas! O Facebook considerou que os corpos semi-nus são pornografia.

As meninas que saíram às ruas no último sábado não queriam ficar famosas, ser capas de revistas, ou simplesmente expor seu corpo. Nada contra expor o corpo, que sejamos tod@s livres. As meninas saíram às ruas com seios descobertos e pintados para provocar a população machista e reivindicar o nosso direito de ser livres. Protestamos contra todos os tipos de violência que nós mulheres sofremos todos os dias, inclusive esse.

Por que eles não bloqueiam as fotos de carnaval por exemplo? Mulheres com os seios de fora  reivindicando  é uma afronta para a sociedade machista. Mulheres praticamente nuas no carnaval ou desfilando em programas de auditório, reforçando esteriótipos de beleza e conceitos machista, por acaso é cultura!

Claro exemplo do famoso dois pesos e duas medidas e a materialização do preconceito. Moralismo e machismo juntos! Como disse bem o meu amigo, "o falso moralismo casado com o machismo. Um casamento de sucesso, já deve estar fazendo bodas de diamante".

Ou já está na hora desse divórcio chegar galera.



4 comentários:

  1. Esse pessoal, além de machista e moralista, também é enrustido! Qual o problema das meninas mostrarem os peitinhos? Se eles não gostam de peitinhos é só não olhar, ora bolas. Viva a liberdade das mulheres! Viva os peitinhos de fora!

    ResponderExcluir
  2. Raoni, concordo com o fato do pessoal moralista, machista e enrustido. No entanto, a questão vai muito além de mostrar peitinhos, como vc diz. Mostrar os peitos é o de menos. Nossa liberdade vai além disso, fazemos isso por provocação, claro. provocar a sociedade machista. mas nós queremos liberdade para ocupar nossos espaços, tomar as nossas decisões, criar nossos filhos e filhas, amar e estar com quem quisermos. Nessa situação, sinceramente, mostrar os peitos é o de menos.

    ResponderExcluir
  3. Sei o quanto esse assunto é sério e sei o tamanho do tabu. Me ative nos peitinhos só pra fazer piada com os enrustidos. É a minha forma de provocar, apesar de o assunto talvez merecer um pouco mais de seriedade.

    ResponderExcluir
  4. Então, Raoni. Entendi seu senso de humor! Sei do respeito que vc tem pela nossa luta. O problema é que um monte de gente faz piada do assunto!

    ResponderExcluir