sexta-feira, 8 de março de 2013

Reeducandas da Cadeia Feminina de Figueirópolis participam de comemoração do Dia da Mulher

Autor: Rose Dayanne Santana
Data: 07/03/2013
Rose Dayanne Santana
As 22 reeducandas da Cadeia Feminina de Figueirópolis tiveram um dia repleto de atividades voltadas à valorização da autoestima, saúde e beleza, nesta quarta-feira, 6. As reeducandas participaram de palestras, rodas de conversas e também foram atendidas por alunas do Curso de Cabeleireiro do Centro de Integração da Mulher de Gurupi. A programação faz parte da Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, desenvolvida pelo Núcleo Regional de Defensoria Pública em Gurupi.

“As assistentes sociais pegaram o nosso nome para ver o que estamos precisando. As meninas vieram arrumar cabelo, hidratar. A psicóloga conversou muito com a gente. Todas vocês vieram trazer algo de diferente e bom para nós hoje”, declarou T.L.C, de 23 anos, acusada de tráfico de entorpecentes.

De acordo com a pedagoga Elizete Soares da Silva, o objetivo da atividade foi ampliar o conhecimento das reeducandas e amenizar o estresse advindo do ambiente prisional. “A Defensoria Pública buscou oportunizar a essas mulheres um dia diferente da rotina delas no ambiente prisional. As palestras, o tratamento de beleza e conversas pontuais com profissionais proporcionaram momento de interação e valorização da autoestima”.

“Só o fato de vocês terem vindo aqui, não sabem como isso faz bem pra gente. Esse momento é de muita alegria, porque nos sentimos abandonadas, sozinhas, na maioria das vezes. Vocês não imaginam como esse momento faz bem para gente aqui”, declarou a dona de casa M.L, 33 anos.

A diretora do Núcleo Regional de Gurupi, defensora Lara Gomides Nóbrega de Souza, ressaltou a importância do envolvimento da Instituição com as reeducandas tendo em vista a necessidade de reinserção social. “Nossa ação visa proporcionar um espaço de reintegração das detentas à sociedade. Valorizar a mulher como pessoa humana é primordial para a redução das desigualdades sociais e estruturação das famílias”.

Programação

Na abertura do evento, a pedagoga Elizete Soares da Silva falou sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março. Em seguida, a psicóloga Isabel Cristina Izzo ministrou palestra sobre autoestima e interagiu com as reeducandas sobre o tema. Durante todo o dia, as assistentes sociais Daniela Maria da Silva e Ivone Sousa Carvalho Viana prestaram atendimentos as reeducandas e deram orientações sobre cuidados de higiene e saúde. Os atendimentos de beleza foram realizados pelas alunas do Centro de Integração da Mulher, Nelma Toledo Rocha, Maynna Coelho Leal, Glorimag Mariano Paiva e Rayanne Pinheiro. No fim do dia, as reeducandas e a equipe participaram de um coffee break.

Nenhum comentário:

Postar um comentário