quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

URGENTE! AS MULHERES DO MÉXICO PEDEM NOSSA SOLIDARIEDADE



URGENTE! AS MULHERES DO MÉXICO PEDEM NOSSA SOLIDARIEDADE:

Ciudad Juarez, a cidade que mais mata mulheres, terá hoje 31/01 audiência pública entre o governador do estado e o Comitê de mães e familiares com filhas desaparecidas, que clamam por justiça. Essas mães assistem impotentes o estupro e assassinato de suas filhas (são centenas, há anos) sem que o governo tome qualquer atitude, e DEMONSTRAR NOSSA SOLIDARIEDADE É MUITO IMPORTANTE PARA QUE ELAS SIGAM FIRMES NA LUTA.

Esse drama já foi relatado no filme "Cidade do Silêncio", protagonizado por Jennifer Lopez. Na maioria dos casos, são essas próprias mães que desenterram os corpos de suas filhas em cemitérios coletivos, em crimes que são arquivados sem justificativa. Abaixo, a carta do comitê, traduzida por mim (favor perdoar eventuais erros).

Via Patricia Barba Malves - Grupo Dina Guerrilheira

**
Ciudad Juárez, Chihuahua, 30 de Janeiro de 2013

Comunicado à imprensa

Al Lic. César Horácio Duarte Jáquez
Governador Constitucional do Estado de Chihuahua
Á comunidade de Ciudad Juárez
Ás organizações da sociedade civil
Aos meios de informação.

O comitê de mães e familiares com filhas desaparecidas requer ao governador do estado, Cesar Horácio Duarte Jáquez, que atenda à audiência pública que solicitamos no palácio do governo dia 21 de janeiro na cidade de Chihuahua, onde chegamos depois de ter caminhado sete dias, sem que nos tenha recebido. A audiência acontecerá na data marcada pelo senhor, na próxima quinta dia 31 de janeiro, na Cidade Juárez, na Praça Misión de Guadalupe, à uma da tarde.
Convocamos as distintas organizações e a sociedade em geral a participar desta audiência para que sejam testemunhas das respostas que o governador, como máxima autoridade do estado, manifestará ao Comitê de mães e familiares com filhas desaparecidas.
A todas e todos, dizemos: caminhamos por que a justiça não chega, nossas filhas seguem desparecidas, as investigações não avançam e o problema do feminicídio e desaparecimento de mulheres segue crescendo em nosso estado, sendo que apenas nos primeiros meses do ano foram registrados mais de dez desaparecimentos de jovens, a maioria na zona central da cidade.
Agradecemos profundamente a todas as pessoas, grupos e organizações sociais que se solidarizaram com nossa luta, ao apoiar, difundir e de maneira fraterna acompanhar a Caminhada pela vida e a justiça de mulheres desaparecidas e assassinadas do estado de Chihuahua. Muito obrigada à OPT, #Yosoy132 Juárez, Pastoral Obrera, RESISSTE, CEDIMAC, el Barzón, CEDEHM, FUNDEC, Capítulo de Mujeres Fronterizas, Pan y Rosas, la Otra campaña, Vendedores Ambulantes en lucha, a los exbraceros, às famílias de desaparecidos no país,os meios de comunicação solidários e alternativos, los Ángeles Press, NotiDejes, Luz del Carmen Sosa e a todos e todas que cobriram de maneira transparente a informação e de diversas maneiras somaram.


Caminhada pela vida e justiça de mulheres desaparecidas e assassinadas no estado de Chihuahua
Comitê de mães e familiares com filhas desaparecidas
Vivas levaram-nas, vivas as queremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário